Diretora do FMI vê "nuvens mais escuras" no horizonte do crescimento mundial

Abr 11

Lagarde recordou que o organismo multilateral revisou em alta, em janeiro, as previsões de crescimento econômico mundial, a 3,9% para 2018 e 2019.

A diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, vê "nuvens mais escuras" no horizonte do crescimento mundial em consequência, sobretudo, da tensão entre Estados Unidos e seus sócios que ameaça o livre comércio.

"O panorama geral é atualmente luminoso. Mas podemos ver nuvens mais escuras no horizonte", afirmou em uma conferência em Hong Kong antes da reunião de primavera (hemisfério norte) prevista para a próxima semana.

Lagarde recordou que o organismo multilateral revisou em alta, em janeiro, as previsões de crescimento econômico mundial, a 3,9% para 2018 e 2019.

Ela destacou que o FMI permanece otimista porque "as economias avançadas devem crescer acima de seu potencial de crescimento médio este ano e no próximo" e porque nos Estados Unidos há um cenário de pleno emprego.

Paralelamente, as perspectivas continuam sólidas na Ásia, "o que é bom para todo mundo, pois esta região contribui em quase dois terços para o crescimento mundial", declarou.

A diretora do FMI, no entanto, que teve as declarações divulgadas com antecedência, considera que o ritmo de "crescimento esperado para 2018 e 2019 vai terminar por desacelerar" à medida em que as políticas de apoio à economia diminuírem, especialmente nos Estados Unidos e na China.

Neste contexto, Lagarde ressaltou a necessidade de atuação dos governos enquanto o contexto econômico permanece favorável.

"A janela de oportunidade está aberta. Agora há uma nova urgência porque a incerteza aumentou de forma significativa", disse, antes de citar as tensões comerciais, os maiores riscos orçamentários e financeiros, além da incerteza geopolítica.

Lagarde também apresentou suas prioridades para respaldar o crescimento econômico, a primeira delas que os governos "permaneçam à margem do protecionismo sob todas as suas formas".

 

PUBLICIDADE

Loading...

Categorias

Últimas Postagens

Título da postagem com limitação de caracteres.

Subtítulo da postagem com limitação de caracteres.

Notícias de Última Hora